Candidaturas à segunda fase de acesso ao Ensino Superior começam hoje

O concurso vai decorrer até dia 4 de setembro. Na primeira fase, foram colocados 49.963 alunos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto com Lusa
26/08/2024 10:32 ‧ 26/08/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Ensino Superior

Está na hora de ir para a Universidade? O prazo para a apresentação da candidatura à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior começou esta segunda-feira, dia 26 de agosto.

 

O concurso vai decorrer até quarta-feira da próxima semana, dia 4 de setembro.

De recordar que quase 50 mil alunos conseguiram colocação na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, número que representa um aumento em relação ao ano passado, ficando de fora apenas 14,3% dos candidatos.

Dos 58.301 jovens que se candidataram, 49.963 asseguraram já um lugar no ensino superior, mais 1,1% em relação à mesma fase do concurso realizado no ano passado, apesar da ligeira diminuição do número de candidaturas, revelam dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

De acordo com os resultados da 1.ª fase do concurso, divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, as notícias não podiam ter sido melhores para os 28 mil alunos colocados na sua primeira opção (56,1%).

As vagas que não foram agora ocupadas, o número mais baixo desde 1999, vão ser colocadas a concurso na fase que arranca hoje.

Se se vai candidatar, saiba que há quatro instituições de ensino superior que esgotaram todas as vagas. São elas as escolas superiores de enfermagem de Coimbra, Lisboa e Porto e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

A instituição menos procurada foi novamente o Instituto Politécnico de Bragança, que ficou com 975 lugares disponíveis, seguido dos politécnicos de Viseu (416), Guarda (338) e Castelo Branco (318).

Leia Também: ISCTE sem vagas para segunda fase e Universidade do Porto lidera procura

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas