"Teriam de fazer 120km". Catarina nasceu na A10 com ajuda de bombeiros
A grávida foi encaminhada para o Hospital de Abrantes, a 120 quilómetros de distância, uma vez que a maternidade mais perto - a de Vila Franca de Xira - se encontrava encerrada.
© Bombeiros Voluntários de Benavente/Facebook
País Benavente
Uma bebé nasceu, este domingo, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Benavente, no distrito de Santarém, na autoestrada 10 (A10).
Segundo a corporação, a pequena Catarina nasceu "em plena rotunda da A10", que liga a Estrada Nacional 118 à autoestrada, com ajuda dos bombeiros João Costa e Mário Gil.
"Se assim não fosse teriam de fazer 120 km para a maternidade de Abrantes, Santarém sobrelotado, Vila Franca de Xira fechada e Beatriz Ângelo em Loures também fechada", explicaram os Bombeiros Voluntários de Benavente na rede social Facebook, acrescentando que a "hora foi pequenina e tudo correu pelo melhor".
Segundo a SIC Notícias, a grávida foi encaminhada para o Hospital de Abrantes, localizado a cerca de 120 quilómetros de distância, por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), uma vez que a maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira se encontrava encerrada.
O parto ocorreu pelas 8h01.
O nascimento da pequena Catarina ocorreu num fim de semana em que cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia estão encerrados, maioritariamente em Lisboa e Vale do Tejo.
As urgências de Ginecologia e Obstetrícia fechadas são as do Hospital de São Bernardo, Setúbal, Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital das Caldas da Rainha e Hospital de Santo André, em Leiria.
Leia Também: Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia continuam hoje fechadas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com