A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) da ULS da Lezíria, em articulação com o projeto ‘Ambulância Mágica’ da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), concretizou o sonho de uma utente de visitar o Santuário de Fátima, a 12 de julho.
O organismo, que acompanha pessoas com doenças crónicas, progressivas, graves e incuráveis que se encontram em situação de dependência no domicílio, deu-se conta de que “a fé desempenhava um papel crucial” na forma como a utente enfrentava os desafios da doença, “tendo manifestado interesse em visitar o Santuário de Fátima”, lê-se, num comunicado enviado às redações.
Através do projeto ‘Ambulância Mágica’, que realiza desejos de final de vida a doentes em cuidados paliativos, a ECSCP tentou tornar este sonho uma realidade.
“A visita ao Santuário de Fátima trouxe imensa alegria e paz à utente, conforme registou num quadro de ardósia, tendo inclusivamente desejado prolongar um pouco mais a estadia, saboreando um gelado num dia de muito calor. Foi um momento igualmente reconfortante para a sua família, que teve a oportunidade de acompanhar esta experiência”, apontou a médica que coordena a ECSCP, Catarina Esparteiro.
A responsável salientou ainda que, para a unidade, “foi gratificante promover e presenciar a felicidade que esta experiência proporcionou à utente e família”.
Leia Também: ULS do Algarve coloca primeiros 'pacemakers' sem elétrodos