Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 19º MÁX 27º

"Memórias felizes". Procurador-Geral Regional do Porto recorda antiga PGR

O Procurador-Geral Regional do Porto, Norberto Martins, manifestou hoje gratidão a Joana Marques Vidal, recordando as "memórias felizes" deixadas pela ex-Procuradora-Geral da República, que morreu na terça-feira, aos 68 anos.

"Memórias felizes". Procurador-Geral Regional do Porto recorda antiga PGR
Notícias ao Minuto

13:55 - 10/07/24 por Lusa

País PGR

"A perda e a ausência emudecem-nos, incapacitam, suscitam sentimentos intraduzíveis pelas palavras que desajeitadamente alinhavamos. Mas temos as memórias, tão boas", diz Norberto Martins, numa mensagem publicada na página da Internet da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

O procurador destacou o comprometimento de Joana Marques Vidal com a justiça e com o Ministério Público (MP), "tão natural quanto inabalável, que foi sempre chão e certeza".

"E este MP que reorganizaste, cuja incomodidade é origem da aspereza e dificuldade dos nossos dias, mas que saberá encontrar-se sempre no teu exemplo de resiliência, competência e firmeza de convicções", sublinha.

Norberto Martins valorizou ainda algumas das características de Joana Marques Vidal, "simples, sorridente, acessível e próxima", recordando o gosto com que a mesma visitava a PGRP, acorria aos eventos, debates e encontros organizados por aquele órgão, "sempre com acomodação numa agenda saturada".

"Sem outras palavras, Joana, fica deste modo desajeitado a nossa gratidão. A lonjura da tua partida será sempre derrotada pelas memórias felizes que nos deixaste", conclui o Procurador.

A ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal morreu na terça-feira, aos 68 anos, no Hospital de São João, no Porto, depois de ter estado várias semanas internada em coma.

A informação da morte de Joana Marques Vidal foi confirmada à Lusa por fonte próxima da família, depois de ter sido avançada pelo Observador.

O velório de Joana Marques Vidal decorre hoje, entre as 14:00 e as 22:00, na Capela de São Lourenço, em Pedaçães, concelho de Águeda, de onde era natural, e as cerimónias fúnebres terão lugar na quinta-feira, pelas 14:00, seguindo-se cremação no crematório de Aveiro.

Joana Marques Vidal foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República, entre 2012 e 2018, sendo sucedida no cargo por Lucília Gago, a atual PGR.

Leia Também: Associação Sindical dos Juízes acentua "espírito de serviço público"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório