Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 25º

Morte de padre de Lavra, em Matosinhos, suspende procissão com 82 anos

As festas em honra da Nossa Senhora de Fátima, em Lavra, Matosinhos, uma tradição dos pescadores de Angeiras com 82 anos, foi hoje suspensa devido à morte, na semana passada, do padre da paróquia, anunciou a comissão de festas.

Morte de padre de Lavra, em Matosinhos, suspende procissão com 82 anos
Notícias ao Minuto

18:51 - 09/07/24 por Lusa

País Matosinhos

A realização da romaria esteve envolta em polémica nos últimos meses, após ter sido cancelada pelo pároco local, António Augusto, decisão que gerou um movimento de paroquianos que avançaram com um manifesto e dois abaixo-assinados.

Contudo, a manutenção da tradição acabou confirmada com a intervenção do bispo do Porto que, em 09 de junho, fez sair a autorização para a procissão, que ficou agendada para 09 de agosto, enquanto a Festa da Praia teria lugar dois dias depois.

Num comunicado na sua página no Facebook, a nova comissão de festas de Lavra anuncia associar-se ao "luto eclesiástico" pela morte do padre António Augusto, entretanto substituído pelo padre Francisco Vigário.

Neste cenário, a comissão de festa anuncia que as festividades foram "suspensas" e indica que a nova data será definida "em tempo oportuno".

A procissão decorre entre a igreja de Lavra e a praia de Angeiras, onde é dada a bênção aos barcos, uma tradição com 82 anos que começou depois de uma aflição no mar de pescadores de Angeiras e que é muito sentida naquela localidade de Matosinhos, no distrito do Porto.

Leia Também: Papa alegre pela libertação de dois padres greco-católicos da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório