Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

Lisboa acolhe encontro de órgãos de comunicação social não tradicionais

A primeira edição do encontro de órgãos de comunicação não tradicionais MediaCon realiza-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho, para debater novas formas de fazer jornalismo, segundo um comunicado, hoje divulgado.

Lisboa acolhe encontro de órgãos de comunicação social não tradicionais
Notícias ao Minuto

14:34 - 21/05/24 por Lusa

País MediaCon

"O universo dos órgãos de comunicação não tradicionais em Portugal tem vivido grandes transformações nos últimos dez anos", lê-se na mesma nota, que aponta "novas vozes, outras formas de fazer jornalismo, mais próximo, menos formal, inovação e desafios".

"Com o objetivo de fomentar o debate cada vez mais necessário sobre o futuro do jornalismo, dezasseis meios de comunicação social portugueses uniram forças para organizar a MediaCon", lê-se na mesma nota.

Segundo a informação, este evento contará com debates, conversas e 'workshops' dirigidos ao público em geral, durante dois dias (28 e 29 de junho) nas instalações do Goethe-Institut em Lisboa, sendo de entrada livre e gratuita.

"Desse programa destacam-se os dois debates magnos, um sobre jornalismo de proximidade e outro sobre a sustentabilidade do jornalismo, um dos pilares da democracia, que contam com a participação de convidados de organizações europeias da área do jornalismo, como Brigitte Alfter (Arena for Journalism in Europe), Peter Matjasic (Investigate Europe) e Olaya Argüeso Pérez (CORRECTIV)", de acordo com a mesma nota.

Outros temas do encontro serão os "dilemas das investigações longas, a acessibilidade (ou falta dela) na comunicação social, desafios do jornalismo desportivo, ou como o jornalismo e a arte se podem cruzar", destacou, sendo que nos 'workshops' "haverá oportunidades de aprendizagem sobre jornalismo de soluções, literacia mediática ou Inteligência Artificial".

A MediaCon é organizada pelas redações do Azul, AfroLink, Bantumen, Bola na Rede, Coimbra Coolectiva, Comunidade Cultura e Arte, Divergente, Fumaça, Gerador, LPP, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, Rimas e Batidas, Shifter e ZeroZero, e pela equipa do ex-Setenta e Quatro, com o apoio do Goethe-Institut.

Leia Também: Jornalismo vive um dos momentos mais críticos da sua história, diz ERC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório