Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Jornalismo vive um dos momentos mais críticos da sua história, diz ERC

A Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) afirma que o jornalismo vive um dos momentos mais críticos da sua história e defende ser prioritária a atualização dos meios legais e a adaptação da lei de imprensa.

Jornalismo vive um dos momentos mais críticos da sua história, diz ERC
Notícias ao Minuto

15:55 - 15/05/24 por Lusa

País ERC

Carla Martins, membro do Conselho Regulador da ERC, assume que o setor enfrenta "grandes dificuldades e desafios" acrescentado que a "evolução da tecnologia é acelerada" e que as entidades de comunicação social adaptam-se ao "paradigma digital" a diferentes velocidades.

Acredita também que o Estado tem um "papel crucial", defendendo um modelo de financiamento "equilibrado", dado que os modelos de negócio tradicionais não são suficientes mediante a migração da publicidade para os meios digitais.

Segundo Carla Martins, presente no 33.º Congresso da APDC que termina hoje, em Lisboa, vive-se agora um "novo ecossistema de comunicação e informação" onde as plataformas digitais lucram com o conteúdo jornalístico criado pelos órgãos de comunicação social.

A responsável da ERC diz que a "abordagem reguladora tem que assentar no diálogo" e admite que não é possível "uma regulação eficiente de costas voltadas para o setor", acrescentando que os media "são um bem público".

Leia Também: Libertado jornalista nigeriano Daniel Ojukwu após detenção de 10 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório