O seu voo foi cancelado. E agora?

Se todos os portugueses tivessem apresentado queixa, no ano passado, por voos cancelados ou com atrasos de três horas, teriam direito a receber 200 milhões de euros, segundo o Sol. Contudo, 2% das reclamações acaba em efetiva indemnização.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
26/07/2014 19:20 ‧ 26/07/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Indemnização

A lei da União Europeia estipula que, caso um voo seja cancelado ou chegue com três horas de atraso, os passageiros devem receber uma indemnização por parte da companhia aérea que pode chegar aos 600 euros.

Mas para isso é preciso que o cliente reclame e insista no pedido de compensação, com contou ao Sol Maria Tavares, da AirHelp.

A responsável da empresa que presta apoio nas reclamações junto de companhias aéreas salientou que, se todos os portugueses tivessem apresentado queixas, no ano passado, teriam direito a receber 200 milhões de euros.

Porém, a Comissão Europeia estima que só 2% das reclamações acaba em efetiva indemnização. No caso português, só quatro das seis mil queixas apresentadas foram avante.

Isto porque, frisa Maria Tavares, a maioria “das companhias aéreas ou não responde ou invoca circunstâncias extraordinárias, como questões meteorológicas”, quando confrontada com pedidos de compensação.

É contra isso que lutam empresas como a AirHelp. Mas atenção, caso o cliente receba indemnização, estas empresas ficam com uma comissão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas