Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 29º

Rangel diz que criticas de autarcas a Rui Moreira "não têm relevo nenhum"

O vice-presidente do PSD Paulo Rangel considerou hoje que as críticas de militantes e autarcas do Porto à alegada escolha de Rui Moreira como cabeça de lista às eleições europeias da Aliança Democrática (AD) "não têm relevo nenhum".

Rangel diz que criticas de autarcas a Rui Moreira "não têm relevo nenhum"
Notícias ao Minuto

16:43 - 22/04/24 por Lusa

País Europeias

"Quem está a fazer política local, deixamos fazer política local. Quem está a fazer política nacional e europeia e tem essa responsabilidade, obviamente que não se preocupa nada com essas questões de lana-caprina de política, apesar de a mim me interessar muito como portuense, [...] mas sinceramente lhe digo que não tem mesmo relevo nenhum", declarou o primeiro vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD.

"É política local, só faltava agora condicionar uma lista europeia por uma política local ou municipal", acrescentou o também chefe da diplomacia portuguesa, falando em declarações à imprensa portuguesa na sua estreia nas reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, no Luxemburgo.

Garantindo não conhecer as listas que serão divulgadas esta noite, após ter-se afastado do processo por ter sido anteriormente cabeça de lista do PSD por três vezes às europeias, Paulo Rangel vincou: "Nós não podemos confundir política local - que eu, aliás, conheço bem porque neste caso é do Porto - com política nacional e muito menos com política europeia".

"Eu tive uma postura perante o processo de feitura desta lista [...] de não me envolver nesse processo por, justamente, por ter sido cabeça de lista três vezes, portanto, achei que devia, uma vez que agora não era candidato, não estar envolvido nesse processo, mas sinceramente [...] tenho imensa confiança nos órgãos do PSD e do CDS e tenho a certeza que vamos ter uma lista francamente boa, capaz de vencer as eleições", salientou o vice-presidente do partido.

"Essa é a minha confiança absoluta e eu estarei totalmente solidário com as decisões que hoje os órgãos do PSD e do CDS vão tomar, embora realmente, sinceramente, não saiba rigorosamente nada", adiantou Paulo Rangel.

PSD e CDS-PP vão promover hoje uma reunião dos Conselhos Nacionais dos dois partidos para votarem os candidatos às europeias e aprovarem uma alteração à denominação da coligação pré-eleitoral AD, com que se apresentarão a eleições.

Ainda não é oficialmente conhecido o cabeça de lista da AD -- com o nome do atual presidente da Câmara do Porto Rui Moreira a ser apontado como o mais provável por vários órgãos de comunicação social --, mas já se sabe que apenas uma das eleitas do PSD em 2019 poderá repetir-se como candidata a eurodeputada: Lídia Pereira, recentemente eleita vice-presidente do Partido Popular Europeu, e que foi há quatro anos a "número dois", numa aposta do então presidente do PSD, Rui Rio.

Hoje mesmo, militantes e autarcas do PSD Porto, entre os quais Vladimiro Feliz, que foi o candidato social-democrata à Câmara do Porto, manifestaram-se hoje contra a intenção da direção nacional de indicar Rui Moreira como cabeça de lista às eleições europeias.

Os subscritores consideram ser "uma traição aos portuenses, aos militantes, simpatizantes e autarcas eleitos pelo PSD", afirmando não terem dúvidas de que "deixará marcas profundas na confiança que os portuenses têm no PSD".

Leia Também: "Ficou acordado que se iniciaria o 14.º pacote de sanções à Rússia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório