Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Muçulmanos em Lisboa celebram fim do Ramadão no Martim Moniz. As imagens

O feriado Eid al-Fitr marca o fim do mês sagrado de 30 dias do Ramadão.

Notícias ao Minuto

19:25 - 10/04/24 por Notícias ao Minuto

País Eid al-Fitr

Os muçulmanos a viver em Lisboa juntaram-se, esta quarta-feira, no Martim Moniz, para celebrar o feriado Eid al-Fitr, que marca o fim do mês sagrado de 30 dias do Ramadão.

Muitas vezes referido simplesmente como 'Eid', o Eid al-Fitr começa com orações em congregação para mostrar apreço, seguidas de festividades que incluem frequentemente visitas familiares, reuniões (com muita comida) e roupas novas, noticia a EuroNews.

Depois do jejum durante o Ramadão, a comida é o elemento central da celebração do 'Eid'. Na manhã deste dia, é comum os muçulmanos vestirem roupas novas, saborearem um rico pequeno almoço e depois reunirem-se com os amigos e a família ao longo do dia.

Mas, afinal, quando é o Eid al-Fitr?

A data do Eid muda todos os anos porque o Islão segue um calendário lunar. O primeiro dia do feriado é determinado pela observação da lua crescente que marca o início do mês de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico.

Uma vez que não foi avistada uma lua nova na segunda-feira à noite, após as orações do Maghrib (rezadas ao pôr do sol), os muçulmanos da Arábia Saudita e dos países vizinhos celebraram o primeiro dia do Eid al-Fitr esta quarta-feira, dia 10 de abril.

No entanto, a data pode variar consoante os países e as comunidades muçulmanas.

Veja as imagens na galeria acima da celebração em Lisboa.

Leia Também: Muçulmanos de todo o mundo festejam fim do Ramadão com Gaza no pensamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório