Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Lagoa de Santo André abre ao mar na próxima segunda-feira

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder, na próxima segunda-feira, à operação de abertura do cordão dunar da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), ao mar, foi hoje revelado.

Lagoa de Santo André abre ao mar na próxima segunda-feira
Notícias ao Minuto

12:43 - 05/04/24 por Lusa

País Setúbal

Numa resposta por escrito a questões colocadas pela agência Lusa, a APA confirmou que a operação de ligação da Lagoa de Santo André ao mar "será efetivada cerca de duas horas após o pico da maré cheia, a qual ocorre cerca das 15h no dia 8 de abril".

Segundo a APA, a operação está a ser "preparada em articulação próxima com o ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] e com o envolvimento da Autoridade Marítima (Capitania do Porto de Sines)".

"Também são envolvidos os órgãos autárquicos, a comunidade de pescadores locais e outros intervenientes indicados pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André", acrescentou.

Questionada pela Lusa sobre os moldes em que a operação será efetuada, a APA esclareceu que será escavado "um canal perpendicular à linha de costa alinhado com a zona de maior profundidade na zona terminal do corpo lagunar".

Em comunicado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, disse que, apesar do anúncio da abertura da Lagoa de Santo André ao mar, na próxima segunda-feira, a cargo da APA, "mantém-se a expectativa sobre a forma como o processo será feito no terreno".

"Esse tem sido o grande problema nos últimos anos e que tem contrariado o objetivo da abertura da Lagoa ao mar, que é a renovação da água, melhorando a qualidade dos ecossistemas e contribuindo para a economia local".

A operação acontece depois de um protesto público, no passado dia 5 de março, convocado pelo município de Santiago do Cacém e pela Junta de Freguesia de Santo André.

A ação, que juntou cerca de 100 participantes, entre autarcas e população, e incluiu a porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, visou protestar contra o facto de a lagoa ainda não ter sido aberta este ano ao mar.

Na ocasião, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acusou a APA "de irresponsabilidade" por não abrir a lagoa ao mar.

Segundo o autarca, a APA terá alegado que não tem "a competência legal para a abertura da lagoa, dando a entender que será o ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] que tem essa responsabilidade".

Mas, o ICNF "já respondeu a dizer que a responsabilidade não é sua, mas sim da APA", acrescentou.

O autarca explicou ainda que o procedimento para a abertura da lagoa, que segundo o regulamento deverá ser feita preferencialmente até dia 15 de março, obriga à contratação pública de uma empresa e exige o seu tempo processual.

No mesmo dia, em comunicado, a APA disse que estava "a acompanhar a evolução das condições ambientais da Lagoa de Santo André" e referiu que, "contrariamente a anos anteriores, o volume de água na Lagoa de Santo André é considerável".

Este ano, perante as atuais condições da lagoa, "não se prevê a ocorrência de episódios de degradação da qualidade da água", ou seja, eutrofização, insistiu na altura a APA.

Leia Também: Homem morre e outro entra em hipotermia na praia do Pinheirinho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório