Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Drone encontra idoso desaparecido desde 3.ª-feira no Algarve (há imagem)

O homem, na casa dos 80 anos, estava "consciente" e foi encaminhado para a sua residência.

Drone encontra idoso desaparecido desde 3.ª-feira no Algarve (há imagem)
Notícias ao Minuto

20:10 - 21/03/24 por Notícias ao Minuto

País Algarve

A Guarda Nacional Republicana (GNR) localizou um idoso que estava desaparecido desde terça-feira, 21 de março, em Vila do Bispo, no distrito de Faro.

De acordo com um comunicado partilhado no Facebook esta quinta-feira, o homem, octogenário, "foi localizado com o apoio da equipa Unmanned Aircraft System (UAS), vulgo drones, e o recurso aos binómios cinotécnicos".

O homem foi encontrado consciente e não foi preciso receber tratamento hospitalar. Desta forma, o homem foi acompanhado até à sua residência.

A GNR alerta que o desaparecimento de pessoas "é um fenómeno para o qual a Guarda tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências, alertando para a problemática".

Perante este fenómeno, a GNR deixa alguns conselhos:

  • Os familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem;
  • Os familiares devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura;
  • Sempre que possível, os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular;
  • Os idosos devem ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos. 

Leia Também: Covid. Mais de 4 mil mortes de idosos podiam ter sido evitadas em Madrid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório