Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Conferência Episcopal congratula-se com nomeação do novo bispo de Beja

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se hoje com a nomeação do padre Fernando Paiva, da diocese de Setúbal, como novo bispo de Beja, substituindo no cargo o bispo João Marcos.

Conferência Episcopal congratula-se com nomeação do novo bispo de Beja
Notícias ao Minuto

11:56 - 21/03/24 por Lusa

País Igreja

"Em plena preparação para o Ano Santo de 2025, desejamos que D. Fernando possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo", lê-se numa mensagem da CEP.

A Conferência Episcopal deixa também "uma palavra de gratidão a D. João Marcos, que exerceu o seu ministério episcopal na diocese de Beja ao longo dos últimos dez anos (dois enquanto Bispo coadjutor e oito enquanto Bispo titular)".

O Papa Francisco nomeou hoje o padre Fernando Paiva, atual Vigário-Geral da diocese de Setúbal, como novo bispo de Beja, substituindo no cargo o atual prelado, João Marcos.

Fernando Paiva, de 61 anos, foi ordenado padre em 10 de abril de 2005 e era, até agora, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, tendo sido nomeado em dezembro de 2023 Vigário-Geral desta diocese, já pelo novo bispo sadino, o cardeal Américo Aguiar.

Natural de Oliveira, São Pedro do Sul, onde nasceu em 26 de novembro de 1962, antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.

Membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Setúbal, o novo titular episcopal de Beja desempenhou também as funções de presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero setubalense.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Diocesano de Setúbal, primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.

Foi ainda responsável pelo acompanhamento dos padres novos e pela formação permanente do clero em Setúbal e membro do Conselho Presbiteral desde 2014.

Leia Também: Vigário-geral de Setúbal nomeado novo bispo de Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório