Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Votos de emigrantes? "CNE não faz nenhum comentário sobre os resultados"

Porta-voz da CNE disse que a entidade dedica-se apenas a informar sobre os resultados eleitorais, numa altura em que se avança que o atual presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, não terá conseguido a reeleição.

Votos de emigrantes? "CNE não faz nenhum comentário sobre os resultados"
Notícias ao Minuto

18:25 - 20/03/24 por Notícias ao Minuto

País Legislativas

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Fernando Anastácio, afirmou que "como há mesas de voto ainda a trabalhar", não faz "nenhum sentido" estar a "tecer considerações".

Referia-se Anastácio à notícia veiculada pelo jornal Público, que dava conta que o atual presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, não terá conseguido a reeleição.

"A CNE não faz nenhum comentário sobre os resultados, a não ser informá-los quando estão encerrados", disse o porta-voz da entidade em declarações à RTP.

Numa altura em que se estão ainda a contar os votos oriundos dos círculos eleitorais dos emigrantes, e cuja receção foi estendida até às 19h00 (o limite estava previsto para as 17h00), Fernando Anastácio disse que "não há qualquer tipo de expectativa que estejam votos em trânsito" e que "estão a ser contados os últimos grupos de votos que chegaram esta tarde".

Sobre as informações de que haverá um elevado número de votos anulados, principalmente por incumprimento das regras de envio, o porta-voz disse que só "depois de escrutinados e contados os votos" é que terá "a certeza" sobre a matéria.

"Todos temos a noção de que há um volume significativo de votos nulos e que a explicação disso terá origem na falta da junção da cópia do cartão de cidadão. As tendências têm evoluído de uma forma relativamente equilibrada", concluiu.

Após as eleições legislativas de 10 de março, ficaram por atribuir quatro mandatos na Assembleia da República, associados aos votos pelos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa. Estes votos começaram a ser contados na segunda-feira, num processo que deverá ficar concluído nesta quarta-feira, restando depois a contagem e o anúncio dos resultados eleitorais.

Leia Também: Santos Silva perde mandato para o Chega no círculo Fora da Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório