Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Santos Silva perde mandato para o Chega no círculo Fora da Europa

Os quatro mandatos em falta serão do Chega (2), da Aliança Democrática (1) e do Partido Socialista (1).

Santos Silva perde mandato para o Chega no círculo Fora da Europa
Notícias ao Minuto

16:16 - 20/03/24 por Notícias ao Minuto

Política Augusto Santos Silva

O ainda presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, não conseguiu ser reeleito deputado pelo círculo Fora da Europa.

A informação é avançada, esta quarta-feira, pelo Público, que adianta ainda que Santos Silva 'perdeu' o seu lugar para o cabeça de lista do Chega, Manuel Alves.

De acordo com o jornal, esta é a primeira vez que um  presidente da Assembleia da República não consegue a sua reeleição como deputado, o que poderá também representar um 'travão' a uma eventual candidatura de Santos Silva a Belém.

Esta terá sido a maior participação de sempre dos emigrantes, num total de 330 mil votos. No círculo fora da Europa, onde Santos Silva viu o seu lugar ser 'roubado' pelo Chega, quem ficou à frente foi a Aliança Democrática, com a eleição do ex-secretário de Estado das Comunidades José Cesário.

O Chega terá liderado, no entanto, o círculo da Europa, tirando também outro lugar ao Partido Socialista, e saindo assim a luso-francesa Nathalie Oliveira. Já o segundo lugar mantém-se dos socialistas, com a eleição do deputado Paulo Pisco.

Contagem de votos termina esta quarta-feira e deverá também ser o dia em que o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro.

[Notícia atualizada às 16h37]

Leia Também: Santos Silva de fora? É "derrota", mas não é "má notícia" para o PS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório