Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Madeira estima lançar concurso para 3.ª fase da obra do novo hospital

O concurso público para a terceira fase da obra do novo Hospital Central e Universitário da Madeira deverá ser lançado "ainda este ano", anunciou o presidente demissionário do Governo Regional, considerando que a empreitada está a decorrer "muito bem".

Madeira estima lançar concurso para 3.ª fase da obra do novo hospital
Notícias ao Minuto

13:48 - 20/03/24 por Lusa

País Miguel Albuquerque

Em declarações aos jornalistas durante uma visita às obras de construção da nova unidade hospitalar, Miguel Albuquerque recordou que a primeira fase (escavação e contenções) já foi concluída, decorrendo até março do próximo ano a segunda fase, que corresponde às estruturas e espaços exteriores.

"E depois, ainda este ano, temos de lançar a terceira fase da obra", afirmou.

O concurso público deverá ter um valor de cerca de 200 milhões de euros, referiu o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP), ressalvando, no entanto, que não está fechado devido à subida da taxa de inflação.

Miguel Albuquerque sublinhou que esta é uma obra "emblemática para o presente e futuro da Madeira" e "fundamental" para a qualidade de vida dos madeirenses.

Questionado sobre as crispações políticas entre a Madeira e a República em torno do projeto, o presidente do executivo madeirense considerou que "estão ultrapassadas" e apontou que a transferência de verbas por parte do Governo central está a decorrer conforme acordado.

O novo Hospital Central e Universitário da Madeira, localizado na freguesia de São Martinho, deverá estar concluído em 2027 e tem uma área bruta de construção superior a 172 mil metros quadrados, terá seis pisos e representa um investimento na ordem dos 352 milhões de euros, sendo comparticipado em 50% pelo Estado.

O projeto inclui um heliporto e 1.160 lugares de estacionamentos, tendo 5.000 metros quadrados afetos à área de investigação.

Miguel Albuquerque alertou hoje que o valor final da obra poderá ainda sofrer alterações.

Leia Também: Buscas por casal desaparecido na Madeira prosseguem em área reduzida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório