Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

É possível tirar a carta num veículo elétrico... mas e as limitações?

O Automóvel Club de Portugal explica quais as diferenças entre os dois tipos de veículos neste âmbito.

É possível tirar a carta num veículo elétrico... mas e as limitações?
Notícias ao Minuto

13:08 - 13/03/24 por Notícias ao Minuto

Auto Carro elétrico

Tirar a carta pode ser um momento especial na vida – seja porque alguém sempre sonhou em conduzir ou porque precisa da habilitação para trabalhar – e as opções agora são mais.

Com o crescimento dos veículos elétricos no mercado automóvel, muito ligada à preocupação com o ambiente, começam a surgir frotas deste tipo de automóveis em escolas de condução em Portugal.

No site do Automóvel Club de Portugal (ACP) os especialistas explicam quais as diferenças e limitações entre tirar a carta com um veículo elétrico ou um a combustão.

Comecemos pelas diferenças…

Segundo o que o ACP apontam, a principal diferença é a inexistência de uma caixa de velocidades ou embraiagem num carro elétrico, assemelhando-se assim a um carro com mudanças automáticas.

Também a aceleração é distinta nos dois tipos de veículos, já que “o binário máximo encontra-se disponível desde o momento do arranque, o que significa que há um arranque instantâneo, com a potência total da viatura”.

Para além destas, também a manutenção pode ser uma questão, já que a mesma é tendencialmente mais ‘favorável’ à carteira no caso dos elétricos.

E quanto às limitações?

O ACP conta ainda que apesar de não existir nenhum constrangimento em realizar o exame num veículo elétrico – caso esta seja uma opção disponível na escola escolhida –, há limitações.

Tal como apontam os especialistas no site, e de acordo com o Decreto-Lei n.º 174/2009, ficará registado na carta de condução que a aprendizagem foi feita num veículo elétrico, “não podendo o seu titular conduzir veículos de caixa manual”.

O ACP explica então que quem optar por tirar a carta de condução num elétrico ou num carro automático fica habilitado a conduzir apenas veículos com transmissão automática. “Esta limitação deve-se ao facto de que a condução de uma viatura de transmissão manual exige outros conhecimentos e práticas que não existem nos veículos 100% elétricos ou nos carros automáticos”, lê-se.

Tenho de tirar (novamente) a carta para conduzir carros de transmissão manual?

Não. Segundo o que o ACP explica, será apenas necessário fazer a prova prática num veículo com manual.

Leia Também: Megafábrica da Tesla reabre mais cedo do que o previsto após ataque

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório