Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Distrito de Vila Real acordou com um 'manto branco' este sábado. Ora veja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Vila Real, Braga e Viana do Castelo em alerta vermelho devido à queda de neve a partir da meia-noite e até às 9h00 deste sábado.

Notícias ao Minuto

08:38 - 09/03/24 por Notícias ao Minuto

País Neve

O distrito de Vila Real acordou coberto de um 'manto branco', este sábado, em vários municípios. Quem presenciou o fenómeno não resistiu a imortalizar o momento, partilhando imagens nas redes sociais.

Num vídeo publicado por Marco Carreira Magalhães pode ver-se a aldeia de Raiz do Monte, na freguesia de Vreia de Jales, concelho de Vila Pouca De Aguiar, com a estrada e toda a vegetação à sua volta coberta de neve.

Por sua vez, na página do Facebook 'Meteo Trás os Montes', foi partilhado um vídeo idêntico em Laje, na freguesia de Mouçós e Lamares, concelho de Vila Real.

"Bom dia! Laje, Vila Real. Temos informação que neva à cota 550!", lê-se na descrição do vídeo.

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou no nível vermelho os distritos de Vila Real, Braga e Viana do Castelo devido à queda de neve a partir da meia-noite e até às 9h00 deste sábado.

Entre as 9h00 deste sábado e as 9h00 de domingo estes três distritos voltam a alerta laranja.

A partir das 21h00 de sexta-feira e até às 9h00 de domingo, o IPMA alertou colocou também sob aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco e sob aviso amarelo Porto, Aveiro e Coimbra devido à queda de neve.

A queda intensa de neve pode causar perturbações com acumulação e possível formação de gelo e provocar condicionamentos ou interdição de vias, danos em estruturas ou árvores e prejudicar os abastecimentos locais, referiu o IPMA.

Veja o vídeo da neve na aldeia de Raiz do Monte na galeria acima.

Leia Também: Vento e neve? Proteção Civil deixa conselhos para enfrentar o mau tempo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório