Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

PJ divulga imagens da apreensão da droga escondida em peixe congelado

Na sequência da Operação Squid foram detidos sete homens de várias nacionalidades.

Notícias ao Minuto

20:23 - 04/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou as imagens da Operação Squid, que permitiu apreender mais de 1,3 toneladas de cocaína, proveniente do Equador.

No vídeo, vê-se os inspetores da PJ a destruir as caixas com lula e pota congeladas e a retirarem a cocaína.

A ação policial permitiu a detenção de sete pessoas, com idades compreendidas entre os 26 e os 59 anos, que figuram como os principais responsáveis pela importação e distribuição da cocaína apreendida. Após serem presentes a juiz, ficaram em prisão preventiva.

Segundo o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, Artur Vaz, a droga foi "expedida em carga lícita, no caso peixe congelado", e "foi possível à PJ identificar esse contentor suspeito [no Porto de Lisboa] e seguir o seu trajeto até ao destino final", um armazém na grande Lisboa.

Trata-se de "criminalidade altamente organizada que tem como objetivo colocar grandes quantidades de estupefacientes, no caso cocaína, para o continente europeu", acrescentou o responsável, em conferência de imprensa, salientando que, não sendo inovador, foi utilizado um "método sofisticado que dificulta a deteção da droga".

"Estamos a seguir há algum tempo estas pessoas", mas ainda há "aspetos a serem esclarecidos", afirmou Artur Vaz.

A apreensão, a maior deste ano, "insere-se num esforço que tem vindo a ser desenvolvido pela Polícia Judiciária para se tentarem identificar estas redes criminosas, que levam quantidades elevadas de droga para o continente europeu".

No decurso da operação, foram realizadas diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias que levaram à apreensão de um total de oito armas de fogo, viaturas de gama alta, bem como diversos documentos e objetos com relevância para o processo.

Leia Também: Suspeitos de traficar 1,3 toneladas de droga em peixe ficam em preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório