Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 27º

Coimbra tem aplicação para monitorizar polinização pelos insetos

A versão em português de uma aplicação lançada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai permitir aos cidadãos monitorizar a interação entre plantas e polinizadores, foi hoje anunciado.

Coimbra tem aplicação para monitorizar polinização pelos insetos
Notícias ao Minuto

12:23 - 04/03/24 por Lusa

País Universidade

Criada no âmbito do Plano de Monitorização de Polinizadores do Reino Unido (UK PoMS), a aplicação FITCount (do acrónimo inglês Flower-Insect Timed Count) "é agora disponibilizada em língua portuguesa" ao abrigo do projeto PolinizAÇÃO - Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores, coordenado por dois investigadores da FCTUC, informou a instituição num comunicado enviado à agência Lusa.

Trata-se de "uma ferramenta inovadora que possibilita aos cidadãos monitorizar de forma simples as interações planta-polinizador", de acordo com os cientistas Sílvia Castro e João Loureiro, docentes do Centro de Ecologia Funcional (CEF).

"Os participantes podem selecionar uma planta em flor, delimitar uma área de 50x50 cm [centímetros] que inclua a respetiva flor alvo e contar todos os polinizadores que interagem com flores dessa planta durante dez minutos", disse Sílvia Castro, citada na nota, explicando que "as contagens podem ser realizadas ao longo de todo o ano, em qualquer momento do dia", desde que haja calor e humidade reduzida.

João Loureiro, por sua vez, afirmou não ser necessário que os interessados "identifiquem os insetos até ao nível da espécie, basta apenas categorizá-los em grupos amplos, como abelhas, moscas-das-flores, borboletas, vespas, escaravelhos, entre outros grupos de insetos", utilizando o guia de identificação adaptado para Portugal e disponível na aplicação.

"Os dados relativos aos polinizadores selvagens em Portugal são escassos e é crucial obter um maior volume de dados para monitorizar a abundância e diversidade destes insetos por todo o país, assim como os serviços de polinização que estes organismos prestam às plantas", adiantou a FCTUC, referindo na nota que a aplicação surge "para ajudar a preencher esta lacuna de conhecimento, envolvendo os cidadãos".

Para os investigadores do CEF do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, "a ajuda dos cidadãos é crucial" neste processo.

A aplicação FITCount está disponível para descarregamento gratuito na Google Play Store, para dispositivos 'android', e na App Store, para dispositivos 'iOS' ('iPhone' e 'iPad').

Mais informações sobre como participar e utilizar a aplicação são fornecidas no site https://www.pollinet.pt/fitcount.

Leia Também: Escola Básica de Cernache evacuada após incêndio por curto-circuito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório