Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Mogadouro acolhe em Bemposta 700 mascarados de 70 grupos europeus

Cerca de 70 grupos de mascarados, provenientes de três países europeus, com mais de 700 figurantes juntam-se no sábado em Bemposta, Mogadouro, para celebrar o Encontro de Rituais Ancestrais, disse hoje à Lusa fonte ligada à organização.

Mogadouro acolhe em Bemposta 700 mascarados de 70 grupos europeus
Notícias ao Minuto

14:31 - 12/02/24 por Lusa

País Carnaval

"Esta iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano no número de participantes. Com este encontro, pretendemos reavivar algumas das tradições ancestrais do território de fronteira que estavam ameaçadas. Há quatro anos foi-nos lançado o desafio de fazermos este encontro em Bemposta, visto que é terra de chocalheiros e de tradições de tempo de solstício que se perdem na memória dos tempos", explicou Miguel Fernandes, membro da Associação Maschocalheiro.

De acordo com o dirigente associativo, o que se pretende é colocar em destaque "o incalculável valor destas tradições ancestrais de vários territórios ibéricos e outros pontos da Europa e mostrar ao mundo todo o seu potencial cultural e etnográfico, para que seja conhecido este património e para ajudar no desenvolvimento dos seus locais de origem".

"O interesse por estas figuras tem vindo a aumentar através desses encontros e a prová-lo está o elevado número de fotógrafos e investigadores que se deslocam ao território raiano", observou.

No IV Encontro de Rituais Ancestrais está prevista a participação de grupos de caretos, chocalheiros, sécias, diabos, farândulos, velhos e outras figuras do Nordeste Transmontano e outras semelhantes dos distritos de Viseu, Viana dos Castelo, Coimbra e Aveiro. Do outro lado da fronteira, as províncias espanholas de Castela e Leão, Andaluzia, Castilha la Mancha, Cantábria, também marcaram presença em Bemposta, no distrito de Bragança.

O anfitrião deste encontro é uma das figuras mais enigmáticas e antigas da Península Ibérica, conhecida por chocalheiro de Bemposta.

"Outro dos objetivos do desfile passa por ajudar a potenciar as atividades económicas e sociais dos territórios de baixa densidade populacional e trazer o colorido e a folia a localidades que na sua maioria têm uma população envelhecida", reconhece Miguel Fernandes.

Já a vereadora do pelouro da Cultura do município de Mogadouro, Márcia Barros, disse que o evento ganhou desde o ano passado uma projeção internacional e que traz dinamismo e dividendos económicos para o território.

Márcia Barros acrescentou ainda que o Encontro de Rituais Ancestrais "é vincadamente um encontro da cultura raiana"

O dia do desfile, sábado, também não é escolhido ao acaso, visando reunir o maior número de grupos possíveis, após as festas do Solstício de Inverno e do Carnaval.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Bemposta, António Martins, este encontro de rituais está a crescer de ano para ano, trazendo a esta localidade fronteiriça muita gente, o que faz mexer a economia local e uma grande logística na organização.

"As ruas da aldeia enchem-se de gente e muito colorido", referiu.

Colaboram na organização do Encontro de Rituais Ancestrais o município de Mogadouro, a Junta de Freguesia de Bemposta e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro, entre outras entidades públicas e privadas.

No mês do Carnaval, a organização espera a presença de cerca de 3.000 pessoas vindas de ambos os lados da fronteira para um dia de folia e diversão em contacto com personagens únicas e ancestrais.

Leia Também: Carnaval no Rio de Janeiro. Escolas de Samba já começaram a desfilar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório