Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Três de 9 arguidos por tráfico de droga condenados a prisão efetiva

O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje três dos nove arguidos num processo de tráfico de droga na ilha do Porto Santo a penas de prisão efetiva entre cinco anos e meio e seis anos.

Três de 9 arguidos por tráfico de droga condenados a prisão efetiva
Notícias ao Minuto

16:18 - 01/02/24 por Lusa

País Porto Santo

Na leitura do acórdão, a presidente do coletivo de juízes, Teresa de Sousa, indicou que "ficou provada a generalidade dos factos" que constavam da acusação do Ministério Público (MP).

Todos os arguidos -- oito homens e uma mulher - responderam pelos crimes de tráfico de droga, sendo que alguns foram igualmente acusados de outros crimes como branqueamento, posse de arma proibida ou emissão de moeda falsa.

O tribunal decidiu condenar a maioria dos arguidos -- seis dos nove -- a penas de prisão suspensa entre um ano e seis meses e dois anos e 10 meses.

A juíza Teresa de Sousa realçou que esta é uma "oportunidade rara", afirmando que deve ser aproveitada e lembrando que, à primeira asneira, os arguidos irão para a prisão.

"Este é o primeiro dia das vossas vidas", reforçou.

Os outros três foram condenados a penas de prisão efetiva entre cinco anos e meio e seis anos.

De acordo com a acusação do MP, os arguidos definiram um plano para "controlar a introdução e comercialização de produtos estupefacientes no Porto Santo, vedando o acesso a possíveis vendedores de fora da ilha, tendo cada um dos arguidos um grupo definido de consumidores" das drogas que o grupo vendia (cocaína, heroína, haxixe e anfetaminas).

As detenções e apreensões de droga ocorreram em diferentes momentos, entre os anos 2020 e 2022.

A venda da droga era feita na via pública, em locais previamente combinados, e em espaços comerciais e de diversão noturna da ilha do Porto Santo, segundo a acusação do MP.

Leia Também: Advogados dos suspeitos de corrupção na Madeira chamados "de urgência"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório