Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

UE acorda revisão de diretiva para tratamento de águas residuais

A União Europeia (UE) chegou hoje a um acordo provisório para fazer uma revisão da diretiva de tratamento de águas residuais em zonas urbanas, tornando-a mais ambiciosa, ao abrigo do plano para erradicar a poluição.

UE acorda revisão de diretiva para tratamento de águas residuais
Notícias ao Minuto

17:35 - 29/01/24 por Lusa

Mundo UE

Em comunicado, o Conselho da UE e o Parlamento Europeu anunciaram um acordo provisório, que "vai contribuir para a redução significativa", entre outros, dos gases com efeito de estufa.

O consenso entre as duas instituições para a revisão da diretiva sobre o tratamento das águas residuais urbanas estabeleceu que entre 2030 e 2035 os setores mais poluentes concretizem os reajustes necessários.

Os colegisladores querem melhorar a monitorização e tratamento das águas residuais urbanas, alargar a diretiva existente e "alinhá-la com os objetivos do Pacto 'Verde' Europeu".

O Conselho da UE e o Parlamento Europeu querem que haja uma extensão do sistema de responsabilidade para as indústrias mais poluentes, assegurando uma contribuição mais justa e ajustada de todos os setores que poluem.

Depois das negociações, ficou acordada a obrigação de aumentar o sistema para recolher águas residuais para "incluir todos os locais com o equivalente a 1.000 pessoas ou mais", indo além da diretiva atual que contemplava 2.000 pessoas ou mais.

Os colegisladores consideraram ainda que tem de haver um tratamento secundário das águas residuais quando se justificar, para retirar, por exemplo, microplásticos e compostos químicos que acabam por ser libertados para a atmosfera.

Leia Também: Líderes da UE tentam "compromisso aceitável" para Hungria sobre apoio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório