O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, na quarta-feira, uma descarga ilegal de efluentes pecuários, na localidade de Calvaria de Cima, no concelho de Porto de Mós.
A infração foi detetada em flagrante, no âmbito de uma ação de fiscalização, tendo os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria verificado que a descarga era proveniente de uma exploração pecuária, “diretamente dos núcleos de produção, sem que existisse qualquer mecanismo de tratamento ou depuração”, desaguando “para a linha de água de Ribeira da Calvaria, um afluente do Rio Lena”.
“Devido à pronta intervenção dos elementos, foi possível travar a descarga dos efluentes, tendo sido feita cessar a infração”, detalhou a força de segurança, em comunicado.
O autor da descarga foi identificado e autuado, tendo o caso sido remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O responsável arrisca-se a pagar uma coima no valor máximo de 144 mil euros, de acordo com a GNR.
A força de segurança salientou ainda que poderá utilizar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: Bem-estar animal. GNR deteta 50 infrações em Vidigueira e Cuba