O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou, na quarta-feira, 50 infrações ao bem-estar animal, em Vidigueira e Cuba.
Durante uma operação de fiscalização que teve como objetivo “sensibilizar e assegurar o cumprimento das normas legais relacionadas com os animais de companhia, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos animais e dos seus detentores”, os militares elaboraram 50 autos de contraordenação, 12 dos quais por infrações por falta de registo no Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), e 11 por falta de vacinação obrigatória.
Foram ainda registadas nove infrações por falta de Documento de Identificação de Equídeos, e 18 por infrações no âmbito da legislação rodoviária, de acordo com um comunicado da GNR.
A operação contou com o apoio de militares dos Postos Territoriais, do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Destacamento de Intervenção (DI), todos do Comando Territorial de Beja. Teve, também, o reforço de militares e meios cinotécnicos do DI, do Comando Territorial de Évora.
A força de segurança salientou que, através do SEPNA, tem como “preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”, tendo ressalvado que poderá usar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: GNR apreende 1.524 quilos de amêijoa-japonesa no Grande Porto