Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Bem-estar animal. GNR deteta 50 infrações em Vidigueira e Cuba

A operação teve como objetivo "sensibilizar e assegurar o cumprimento das normas legais relacionadas com os animais de companhia".

Bem-estar animal. GNR deteta 50 infrações em Vidigueira e Cuba
Notícias ao Minuto

15:53 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

País Alentejo

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou, na quarta-feira, 50 infrações ao bem-estar animal, em Vidigueira e Cuba.

Durante uma operação de fiscalização que teve como objetivo “sensibilizar e assegurar o cumprimento das normas legais relacionadas com os animais de companhia, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos animais e dos seus detentores”, os militares elaboraram 50 autos de contraordenação, 12 dos quais por infrações por falta de registo no Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), e 11 por falta de vacinação obrigatória.

Foram ainda registadas nove infrações por falta de Documento de Identificação de Equídeos, e 18 por infrações no âmbito da legislação rodoviária, de acordo com um comunicado da GNR.

A operação contou com o apoio de militares dos Postos Territoriais, do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Destacamento de Intervenção (DI), todos do Comando Territorial de Beja. Teve, também, o reforço de militares e meios cinotécnicos do DI, do Comando Territorial de Évora.

A força de segurança salientou que, através do SEPNA, tem como “preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”, tendo ressalvado que poderá usar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leia Também: GNR apreende 1.524 quilos de amêijoa-japonesa no Grande Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório