Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

GNR apreende 1.524 quilos de amêijoa-japonesa no Grande Porto

A GNR apreendeu na segunda-feira, durante uma ação de fiscalização no Grande Porto, 1.524 quilos de amêijoa-japonesa, num valor de 13.716 euros, adiantou hoje aquela força policial.

GNR apreende 1.524 quilos de amêijoa-japonesa no Grande Porto
Notícias ao Minuto

10:31 - 07/12/23 por Lusa

País GNR

Em comunicado, a GNR explicou que a apreensão aconteceu no âmbito de uma fiscalização dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves.

A ação foi levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos.

Os militares fiscalizaram um veículo de mercadorias que transportava amêijoa-japonesa, "com documentação não coincidente com a mercadoria e que não permitia identificar a sua origem e rastreabilidade, o que pode constituir um perigo para a saúde pública", descreve a GNR.

Em causa está uma infração punível com coima que pode ascender aos 1.500 euros.

A GNR acrescenta que amêijoa-japonesa apreendida, com o valor estimado de 13.716 euros, foi encaminhada para destruição, por estar imprópria para consumo humano, depois da mercadoria ter sido alvo de inspeção higiossanitária por parte de médico veterinário da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

No âmbito desta ação, foi ainda identificado um homem de 36 anos.

Na nota, a GNR relembra que "a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública".

Leia Também: PSP e GNR marcam manifestações que começam quinta-feira no Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório