Ordem congratula-se com veto a estatuto "prejudicial" a arquitetos

Avelino Oliveiro afirma que aprovação do estatuto iria ter "efeitos contrários aos pretendidos"

Notícia

© iStock/vadimguzhva

Notícias ao Minuto
07/12/2023 15:15 ‧ 07/12/2023 por Notícias ao Minuto

País

Veto

A Ordem dos Arquitetos congratulou-se com o veto anunciado, esta quinta-feira, pelo Presidente da República ao estatuto desta ordem profissional.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta decisão através de três notas publicadas no site oficial da Presidência da República. Na nota sobre o decreto que altera o Estatuto da Ordem dos Arquitetos, o chefe de Estado afirma que decidiu vetá-lo, depois de ouvido o respetivo bastonário, por considerar que "o regime conjugado dos atos próprios da profissão e dos atos partilhados (com outras profissões) gera ambiguidades e revela-se pouco consentâneo com a prática profissional da arquitetura".

O presidente da Ordem, Avelino Oliveira, em comunicado, partilha das mesmas palavras, referindo que o "diploma teria sido prejudicial ao interesse público e iria ter efeitos contrários aos pretendidos, uma vez que abriria a porta a que atos dos arquitetos fossem realizados por quem não está inscrito nesta Ordem".

"Haveria uma desregulação da profissão, sem qualquer possibilidade de aplicação de responsabilidade disciplinar", acrescenta.

Segundo o mesmo, a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa confirma assim os inúmeros alertas deixados pela Ordem dos Arquitetos ao longo deste processo.

Leia Também: Marcelo veta alterações a estatutos de ordens de Engenheiros e Arquitetos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas