Dezembro chega esta sexta-feira e com ele traz uma nova descida de temperatura, chuva e aguaceiros - queda de água que já começou a provocar estragos no mês que ficou para trás.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje está prevista chuva na região Sul até ao início da manhã, mas também aguaceiros fracos no Norte.
Nas regiões Norte e Centro, os aguaceiros "em geral fracos e pouco frequentes" deverão acontecer até ao meio da tarde, "sendo mais prováveis no litoral e no extremo Norte, e que serão de neve acima de 1200/1400 metros de altitude". Para estes locais existe também a possibilidade de queda de granizo ocasional, e a descida de temperatura será "acentuada na mínima".
A queda de neve foi mesmo registada por alguns condutores que passavam na Serra da Estrela ou na Serra do Montemuro durante esta noite e os vídeos foram partilhados nas redes sociais:
Também na região Sul haverá uma descida acentuada da temperatura mínima, com períodos de muita nebulosidade, tornando-se o céu pouco nublado ou limpo a partir da tarde no Algarve. "Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos entre o início da manhã e o meio da tarde no Alentejo", escrevem os responsáveis do IPMA.
Já no Grande Porto também deverá cair água até ao meio da tarde, havendo a possibilidade de granizo. Mais a Sul, na Grande Lisboa, também existe uma descida de temperatura mínima, mas o céu tornar-se-á mais limpo a meio da tarde.
Onde serão precisos mais agasalhos?
Segundo a análise feita pelo IPMA, o distrito da Guarda será onde os termómetros vão descer mais, registando -1ºC. Apesar de ser o único local onde se deverão registar temperaturas negativas, há ainda mínimas bem próximas do 0, tais como em Bragança (1ºC), Vila Real (2ºC), Portalegre (4ºC) ou Braga (5ºC).
Já o Algarve será a região onde as máximas serão mais altas, com os termómetros a poderem chegar aos 18ºC, em Faro - temperatura semelhante apenas na Horta, nos Açores.
Em Setúbal, a temperatura deve chegar aos 15ºC. No Alentejo, em Évora e Beja deverão registar-se máximas de 14ºC. A mesma temperatura máxima está prevista para Lisboa, Braga, Aveiro e Leiria.
Novembro deixou estragos...
O mau tempo presente na despedida de novembro fez, na quinta-feira, e até às 22 horas, com que fossem registadas 658 ocorrências - entre inundações, quedas de árvores, quedas de estruturas e movimentos de massa devido à forte precipitação. A maioria dos estragos foram registados na zona da Grande Lisboa.
O mau tempo obrigou mesmo o IPMA a elevar, na sexta-feira, os avisos meteorológicos para Laranja nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Este aviso é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado".
As ocorrências registadas deram origem a inundações ou cortes de estradas, e as imagens foram partilhadas nas redes sociais.
Já choveu muito e muito ainda vai cair nas próximas horas.
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 30, 2023
Rio de Mouro, Sintra.
Zé Domingues pic.twitter.com/bcwlXNXBtK
Lisboa ️#FMA
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 30, 2023
Nelson Pires pic.twitter.com/GvRSiAIXZc
Leia Também: Mau tempo. Portugal continental com mais de 650 ocorrências até às 22h00