Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aproxima-se uma descida da temperatura mínima, que será acentuada pelo vento. Se já está a pensar em acender a lareira, reveja alguns conselhos da Proteção Civil para que se mantenha em segurança.
“Com o tempo frio, a procura de meios para aquecer o ambiente aumenta. Por vezes, os equipamentos utilizados (lareiras dentro de casa, braseiras e outros equipamentos de aquecimento), libertam um gás tóxico, que não se vê, não tem cheiro, mas que pode matar”, destacou a entidade, através da rede social Facebook.
Para o efeito, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomendou a que mantenha o ar ventilado e “não se aqueça com aparelhos destinados a outros usos”, como é o caso do braseiro ou do grelhador.
Além disso, “não guarde as garrafas de gás em caves ou junto a fontes de calor”, e, antes de se deitar ou sair de casa, “verifique se apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento”.
Deverá ainda evitar perto destes equipamentos mas, “se alguém estiver com sintomas de intoxicação, contacte o Centro de Informação Antivenenos”, através do 800250250. Em casos graves, poderá recorrer ao 112.
Leia Também: Encontra-se num distrito em alerta devido à chuva? Recorde o que fazer