Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Conheça o perfil do escolhido para suceder Ricardo Salgado no BES

O economista Vítor Bento, hoje proposto como presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), tem 60 anos, é membro do Conselho de Estado e foi presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

Conheça o perfil do escolhido para suceder Ricardo Salgado no BES
Notícias ao Minuto

18:17 - 05/07/14 por Lusa

País Vítor Bento

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Vítor Bento era, atualmente, presidente da SIBS (a entidade gestora da rede de pagamentos eletrónicos), cargo que ocupou nos últimos 14 anos.

Antes, o economista presidiu ao conselho diretivo do IGCP, foi diretor-geral do Tesouro, diretor do Departamento de Estrangeiro do Banco de Portugal e vogal no Instituto Emissor de Macau.

Liderou ainda a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) entre maio de 2006 e abril de 2008 e foi distinguido, em 2005, como Grande-Oficial do Infante D. Henrique.

Nascido em Estremoz, no Alentejo, Vítor Bento é autor de cinco livros, todos relacionados com matérias económicas, entre eles "Euro Forte, Euro Fraco. Duas culturas, uma moeda, um convívio (im)possível?", de 2013, e "Perceber a Crise para Encontrar o Caminho", de 2009.

É membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República, Cavaco Silva.

Há três anos, foi noticiado o convite a Vítor Bento para ser ministro das Finanças no Governo de coligação PSD/CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, cargo que viria a ser ocupado por Vítor Gaspar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório