Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Onze estudantes detidas em protesto pelo clima levadas hoje a tribunal

Foi convocada uma vigília para o Campus da Justiça em apoio às estudantes.

Onze estudantes detidas em protesto pelo clima levadas hoje a tribunal
Notícias ao Minuto

08:57 - 25/11/23 por Notícias ao Minuto

País Clima

Onze das 24 estudantes detidas ontem em manifestações pelo fim aos combustíveis fósseis vão ser presentes no Campus da Justiça, a um juiz, na manhã deste sábado, pelas 10h00.

Segundo comunicado do coletivo, estas 11 não foram libertas ontem, e "a Greve Climática Estudantil de Lisboa foi informada pela polícia de que as estudantes não o seriam até serem presentes a tribunal". 

Ainda segundo informações da Greve Climática Estudantil de Lisboa, 10 destas estudantes foram constituídas arguidas por desobediência após fazerem um 'sit-in' no Ministério das Infraestruturas. A outra ativista terá sido constituída por resistência ou coação à polícia.

As estudantes reivindicavam o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025.

"O Governo prefere continuar a enviar polícia para reprimir e agora agredir estudantes do que se comprometer a um plano compatível com a ciência para assegurar o nosso futuro", disse Beatriz Xavier, porta-voz da onda de ações pelo fim aos combustíveis fósseis. 

“Não percebemos qual é a justificação para as manterem na esquadra durante a noite”, continuou, lembrando que foi convocada uma vigília para o Campus da Justiça em apoio às estudantes.

Leia Também: PSP deteve 23 ativistas pelo clima em duas manifestações em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório