Morreu Marcelo de Sousa Vasconcelos, secretário de Estado das Pescas entre 1995 e 1998. Foi, também, entre 1998 e 2002, presidente do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), um organismo que passou a integrar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em 2012.
O anúncio da morte foi feito em comunicado pelo IPMA, que "manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento" do biólogo marinho, cuja carreira profissional iniciou no Centro de Biologia Piscatória das Missões do Ultramar, trabalhando em "sistemática de peixes e tecnologia da pesca" (1961-1963).
"Sublinha-se a profunda gratidão institucional e pessoal ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Marcelo de Sousa Vasconcelos em prol da Investigação Marinha", lê-se no comunicado do IPMA.
Na mesma nota informativa, realça-se o percurso profissional de Marcelo Vasconcelos, que foi diretor-geral do Gabinete de Assuntos Europeus do Ministério do Mar (1993-1995) e membro da Delegação Portuguesa nas negociações com a Comunidade Europeia (1983-1985).
Leia Também: Grupos Oriental e Central dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva