PJ ajuda a desmantelar grupo organizado que introduzia cocaína na Europa

Operação Piri-Piri, conduzida em conjunto com a Policia Nacional de Espanha e a Agência Tributária daquele país, levou à detenção de sete pessoas.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
25/10/2023 16:13 ‧ 25/10/2023 por Notícias ao Minuto

País

droga

A Polícia Judiciária, em conjunto a Policia Nacional de Espanha, desmantelaram um grupo criminoso se dedicava à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu.

O grupo em causa, que tinha o seu centro de atividades em Espanha, procedia à "importação de diverso tipo de mercadoria em contentores desde a América Latina para dissimular o estupefaciente, socorrendo-se, para o efeito, de diversas empresas legalmente constituídas".

No âmbito das investigações, foram identificados quatro contentores de sucata provenientes do Panamá, destinados a uma empresa espanhola e com entrada no continente europeu através de um porto nacional, que eram suspeitos de transportar uma grande quantidade de droga de forma dissimulada na mercadoria declarada.

A designada operação Piri-Piri, que contou ainda com a colaboração da Agência Tributária espanhola e da Autoridade Tributária de Portugal, seguiu o percurso destes contentores até ao destino final, em Espanha, acabando por apreender cerca de 210 kg de cocaína dissimulada no interior das peças de sucata, em setembro.

Foram também apreendidos outros objetos e documentos relacionados com as atividades ilícitas em investigação.

Além disso, foram detidos, Espanha, sete pessoas de nacionalidade espanhola e colombiana pela prática dos crimes de tráfico de drogas, branqueamento de capitais e de pertença a associação criminosa.

 

 

Em comunicado, a PJ conclui que esta operação, "à semelhança muitas outras realizadas ao longo dos últimos anos em conjunto com as autoridades espanholas e de outros países, demonstra a grande relevância da cooperação policial internacional no combate ao tráfico ilícito de estupefacientes", que constitui uma das "maiores ameaças criminais com que a generalidade dos países europeus se confrontam na atualidade".

As investigações prosseguem.

Leia Também: Preventiva para casal detido por suspeita de tráfico de droga em Águeda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas