Duas inundações habitacionais e duas quedas de árvores no Algarve

Segundo o comandante sub-regional de emergência e Proteção Civil do Algarve, houve "um aumento da precipitação e do vento" ao fim da manhã.

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto com Lusa
22/10/2023 14:59 ‧ 22/10/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Mau tempo

O comandante sub-regional de emergência e Proteção Civil do Algarve revelou, este domingo, que o mau tempo que se faz sentir no distrito de Faro provocou já duas inundações em habitações e duas quedas de árvores.

"Temos duas quedas de árvores e duas inundações de habitação, situações que já estão resolvidas", referiu Richard Marques, em declarações à TSF.

De acordo com aquela fonte, houve ainda "desobstruções de via em Faro". "Uma em Loulé, uma em São Brás de Alportel e uma em Silves", adiantou, dando conta, no entanto, que "são situações de pequena expressão sem grande afetação da população".

Richard Marques salientou ainda que, tal como previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), houve "um aumento da precipitação e do vento" ao fim da manhã.

O comandante sub-regional de emergência e Proteção Civil do Algarve frisou que a situação está a ser acompanhada, com "todas as estruturas municipais também prontas para reagir a eventuais ocorrências". "No âmbito regional, também temos as medidas de antecipação que foram tomadas no sentido de reforçar algum município que necessite de apoio", acrescentou também.

Também na página do Facebook Meteo Trás os Montes - Portugal foram partilhados dois vídeos do mau tempo no distrito, com um deles a mostrar o vento forte e chuva que se faz sentir na Serra de Monchique durante um trail e outro com uma corrente de água a circular em Portimão.

De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho o distrito de Faro devido ao risco de "precipitação forte e persistente".

As autoridades preveem que o período mais crítico da chuva dure até às 15h00, tendo considerado que o distrito está também em aviso laranja devido à agitação marítima (ondas de sueste com 3 a 4 metros de altura e ondas de sul de 6 a 8 metros), ao vento (rajadas até 100 quilómetros por hora) e risco de trovoada.

O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.

O IPMA mantém o aviso laranja para o dia de hoje em quatro outros distritos (Évora, Portalegre, Beja e Setúbal), com "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes".

Aquela entidade emitiu ainda avisos amarelos para Santarém, Lisboa e Castelo Branco, por causa da precipitação.

Leia Também: Distrito de Faro com aviso vermelho por causa da chuva

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas