Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 32º

Distrito de Faro com aviso vermelho por causa da chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em aviso vermelho o distrito de Faro devido ao risco de "precipitação forte e persistente".

Distrito de Faro com aviso vermelho por causa da chuva
Notícias ao Minuto

14:04 - 22/10/23 por Lusa

País Mau tempo

As autoridades preveem que o período mais crítico da chuva dure até às 15:00 de hoje, tendo considerado que o distrito está também em aviso laranja devido à agitação marítima (ondas de sueste com 3 a 4 metros de altura e ondas de sul de 6 a 8 metros), ao vento (rajadas até 100 quilómetros por hora) e risco de trovoada.

O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.

O IPMA mantém o aviso laranja para o dia de hoje em quatro outros distritos (Évora, Portalegre, Beja e Setúbal), com "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes".

O IPMA emitiu ainda avisos amarelos para Santarém, Lisboa e Castelo Branco, por causa da precipitação.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". Já o aviso amarelo aplica-se em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Leia Também: IPMA coloca 5 distritos no continente com aviso laranja durante o domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório