O ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou, este domingo, que Portugal "condena firmemente" o ataque terrorista ocorrido esta manhã nas imediações do ministério do Interior da Turquia, em Ancara, que feriu dois polícias.
"Portugal condena firmemente o ataque ocorrido próximo do Ministério do Interior de Ancara, reiterando o empenho na luta contra o terrorismo, nomeadamente no seio da NATO", lê-se numa nota partilhada pela pasta tutelada por João Gomes Cravinho nas redes sociais.
"Votos de solidariedade às autoridades turcas e de rápida recuperação aos feridos", acrescenta.
O governo turco confirmou a morte dos dois terroristas que atacaram o ministério, um dos quais fez-se explodir e outro foi morto pelas forças turcas de segurança.
Portugal condena firmemente o ataque ocorrido próximo do Ministério do Interior de Ancara, reiterando o empenho na luta contra o terrorismo, nomeadamente no seio da #NATO. Votos de solidariedade às autoridades turcas e de rápida recuperação aos feridos. pic.twitter.com/EW4f3dS5Dv
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) October 1, 2023
"Um dos dois terroristas que carregavam bombas fez-se explodir à porta do Ministério e o outro foi morto com um tiro na cabeça antes de ter oportunidade de fazer o mesmo", declarou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, aos jornalistas.
O ministro turco acrescentou que dois polícias ficaram feridos e estão a receber cuidados médicos, mas não correm risco de morte.
O ministério do Interior fica em frente ao parlamento turco, que hoje se reúne para inaugurar a nova sessão legislativa, depois das férias de verão.
Leia Também: NATO condena atentado terrorista ocorrido hoje na Turquia