Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Santos Silva em Dublin na conferência de parlamentos do Conselho da Europa

O presidente da Assembleia da República participa em Dublin, entre quinta e sexta-feira, na Conferência Europeia de Presidentes de Parlamentos do Conselho da Europa, onde fará uma intervenção sobre os desafios das democracias representativas.

Santos Silva em Dublin na conferência de parlamentos do Conselho da Europa
Notícias ao Minuto

13:35 - 27/09/23 por Lusa

País Santos Silva

Na quinta-feira, pela manhã, Augusto Santos Silva estará presente numa pré-conferência sobre os discursos de ódio e atos de violência contra eleitos em democracias representativas, que decorrerá no Centro de Convenções de Dublin.

A abertura oficial da Conferência Europeia de Presidentes dos Parlamentos do Conselho da Europa abre logo a seguir com intervenções do presidente da Câmara dos Representantes da Irlanda, Seán Ó Fearghaíl, do presidente do Senado da Irlanda, senador Jerry Buttimer, e da secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric.

O primeiro tema em debate será o das consequências da "agressão militar russa contra a Ucrânia e o papel dos parlamentos nacionais na reconstrução ucraniana". Neste ponto, usará da palavra, entre outros oradores, a presidente da Verkhovna Rada da Ucrânia, Ruslan Stefanchuk.

A meio da tarde de quinta-feira começa o debate sobre "os desafios das democracias representativas em tempos de volatilidade", no qual discursará Augusto Santos Silva, assim como os presidente da Assembleia Nacional de França, Yaël Braun-Pivet, e do parlamento da Estónia, Lauri Hussar.

O primeiro dos dois dias de conferência termina com um jantar oferecido pelos presidentes da Câmara dos Representantes e do Senado da Irlanda.

Na sexta-feira, ao início da manhã, antes do encerramento da conferência, serão discutidas questões como a "igualdade na diversidade na representação pública, a participação dos jovens, das mulheres, dos grupos étnicos e sociais como membros do parlamento".

Leia Também: Santos Silva alerta para propostas que podem pôr em causa pensões futuras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório