Operação 'Pedreiras em Segurança'. Apreendidos 75 quilos de explosivos

Operação decorreu a nível nacional e foram realizadas 126 ações de fiscalização.

Notícia

© PSP Divulgação

Notícias ao Minuto
23/09/2023 16:38 ‧ 23/09/2023 por Notícias ao Minuto

País

PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo, entre 18 e 21 de setembro, a nível nacional, a operação 'Pedreiras em Segurança', tendo apreendido 75 quilogramas de explosivos.

Em comunicado, este sábado, a PSP explica que, "no âmbito das suas competências exclusivas e específicas de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos", promoveu um total de 126 ações de fiscalização, em locais de consumo de explosivos de utilização civil, nomeadamente locais onde se proceda à exploração de massas minerais, bem como extração de inertes.

Na sequência das fiscalizações realizas, a força de segurança elaborou oito autos de contraordenação, quatro por armazenamento em órgão de armazenagem não licenciado, dois por não devolução das autorizações à Direção Nacional/PSP, um por registos incorretos no sistema de rastreabilidade de produtos explosivos e um por falta de livro de registos no local.

Foram ainda apreendidos 75 quilogramas de produto explosivo, 200 metros de rastilho e  70 metros de cordão detonante.

Na referida operação participaram 105 polícias da PSP, envolvendo todos os Comandos Territoriais da PSP, o Departamento de Armas e Explosivos e ainda a Unidade Especial de Polícia, através do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo.

A PSP sublinha que  pretende sensibilizar a indústria extrativa, e demais operadores, "para a importância do cumprimento dos normativos legais existentes referentes à utilização de explosivos de utilização civil; bem como, contribuir para a redução de acidentes que envolvem o recurso a explosivos de utilização civil".

De realçar que esta operação também havia decorrido em outubro do ano passado, quando foram realizadas 102 ações de fiscalização e apreendidos 100 quilos de explosivos. Tinham ainda sido elaborados 10 autos de contraordenação.

Leia Também: Évora. Operação contra tuning leva à fiscalização de dezenas de veículos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas