Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

PSP apreende mais de 5.600 artigos contrafeitos no valor de 158 mil euros

Foram efetuadas 166 ações de fiscalização.

PSP apreende mais de 5.600 artigos contrafeitos no valor de 158 mil euros
Notícias ao Minuto

14:18 - 13/09/23 por Notícias ao Minuto

País Polícia

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu material contrafeito avaliado em 158.300 euros, avançou em comunicado.

Foram efetuadas 166 ações de fiscalização que culminaram na apreensão de 5.652 artigos contrafeitos e em 43 detenções. Destacam-se três por posse de arma proibida e cinco por tráfico de estupefacientes.

Foram ainda identificados 28 indivíduos.

A operação, que ocorreu a nível nacional, foi "direcionada para a prevenção de ilícitos criminais e contraordenacionais relacionados com a criminalidade cometida contra a propriedade industrial, nomeadamente a contrafação".

Trata-se, maioritariamente, de vestuário e calçado, tendo também sido apreendidos diversos acessórios como malas, relógios e óculos de sol.

"As receitas provenientes deste tipo de atividades ilícitas são utilizadas para sustentar outros tipos de atividades criminosas suscetíveis de fazer perigar pessoas e bens, nomeadamente a atividade terrorista", argumentou ainda a PSP.

Na mesma nota, a mesma polícia explicou que, durante o decorrer da operação, "promoveu ações de fiscalização a feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, armazéns e outros espaços onde se possam produzir, transportar, armazenar ou comercializar artigos contrafeitos e/ou em violação dos direitos da propriedade industrial".

Mais, neste mesmo âmbito, a PSP garantiu ter feito "esforços de monitorização de transações comerciais" deste material, "atendendo à dimensão que este tipo de atividade tem ganho no contexto da cibercriminalidade".

Leia Também: Apreendidos mais de 100 artigos contrafeitos em 3 freguesias de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório