A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu material contrafeito avaliado em 158.300 euros, avançou em comunicado.
Foram efetuadas 166 ações de fiscalização que culminaram na apreensão de 5.652 artigos contrafeitos e em 43 detenções. Destacam-se três por posse de arma proibida e cinco por tráfico de estupefacientes.
Foram ainda identificados 28 indivíduos.
A operação, que ocorreu a nível nacional, foi "direcionada para a prevenção de ilícitos criminais e contraordenacionais relacionados com a criminalidade cometida contra a propriedade industrial, nomeadamente a contrafação".
Trata-se, maioritariamente, de vestuário e calçado, tendo também sido apreendidos diversos acessórios como malas, relógios e óculos de sol.
"As receitas provenientes deste tipo de atividades ilícitas são utilizadas para sustentar outros tipos de atividades criminosas suscetíveis de fazer perigar pessoas e bens, nomeadamente a atividade terrorista", argumentou ainda a PSP.
Na mesma nota, a mesma polícia explicou que, durante o decorrer da operação, "promoveu ações de fiscalização a feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, armazéns e outros espaços onde se possam produzir, transportar, armazenar ou comercializar artigos contrafeitos e/ou em violação dos direitos da propriedade industrial".
Mais, neste mesmo âmbito, a PSP garantiu ter feito "esforços de monitorização de transações comerciais" deste material, "atendendo à dimensão que este tipo de atividade tem ganho no contexto da cibercriminalidade".
Leia Também: Apreendidos mais de 100 artigos contrafeitos em 3 freguesias de Lisboa