O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou Jorge Sampaio, no dia em que se assinala o segundo aniversário da sua morte. Numa nota, publicada este domingo no site da Presidência da República, o chefe de Estado lembrou ainda a realização da reunião do Grupo de Arraiolos, uma iniciativa do falecido antigo presidente, que irá decorrer no próximo mês, no Porto.
"No segundo aniversário da sua partida, a 10 de setembro de 2021, e quando se ultimam os preparativos para a reunião do Grupo de Arraiolos, no Porto, a 5 e 6 de outubro, com 16 chefes de Estado, o Presidente da República evoca o presidente Jorge Sampaio", lê-se.
A nota lembra também que Jorge Sampaio criou o Grupo de Arraiolos "há 20 anos, naquela localidade alentejana, assim promovendo e reforçando o diálogo ao mais alto nível entre líderes europeus, e que nos deixou uma recordação e memória indeléveis de dedicação notável à causa pública e ao mais elevado magistério de Portugal".
Sublinhe-se que o Grupo de Arraiolos junta anualmente presidentes não executivos de vários Estados-membros da União Europeia e foi uma iniciativa lançada por Jorge Sampaio, quando era Presidente da República.
Em 2003, o então chefe de Estado português, que faleceu a 10 de setembro de 2021, promoveu um encontro na vila alentejana de Arraiolos para discutir o futuro da União Europeia com um conjunto de presidentes com poderes semelhantes aos seus.
Nos últimos anos, o Grupo de Arraiolos tem juntado chefes de Estado de 15 países da UE (começou com seis, em 2003): Itália, Bulgária, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Croácia, Letónia, Hungria, Malta, Áustria, Polónia, Portugal, Eslovénia e Finlândia. No ano passado, pela primeira vez, a reunião contou com a participação da Eslováquia.
Em outubro de 2022, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que a 18.ª reunião do Grupo de Arraiolos se irá realizar em 5 e 6 de outubro de 2023, no Porto.
Leia Também: Visita de Marcelo pode motivar jovens a "não deixarem morrer associações"