Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Emitidos mais de 409 mil cartões de Antigo Combatente em três anos

O Ministério da Defesa Nacional pretende renovar "o seu compromisso com o aprofundamento dos direitos e benefícios consagrados no Estatuto".

Emitidos mais de 409 mil cartões de Antigo Combatente em três anos
Notícias ao Minuto

12:17 - 01/09/23 por Notícias ao Minuto

País Defesa

Foram emitidos mais de 409 mil cartões de Antigo Combatente e enviadas quase 148 mil insígnias desde a entrada em vigor do Estatuto do Antigo Combatente, há três anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Defesa Nacional, esta sexta-feira.

De acordo com a entidade, que pretende renovar “o seu compromisso com o aprofundamento dos direitos e benefícios consagrados no Estatuto”, já foram emitidos 409.721 cartões, o que equivale a 95% dos pedidos registados, assim como enviadas 147.822 insígnias.

Além disso, foram, também, registados 51.474 “passes de Antigo Combatente” ativos em Lisboa e Porto, bem como 59.102 nas restantes comunidades intermunicipais.

“O número acumulado de carregamentos naquelas áreas metropolitanas quase duplicou no último ano, e registou-se um aumento superior a 12 mil títulos nas comunidades intermunicipais”, informou o Ministério, em comunicado.

No que diz respeito à entrada gratuita em museus e em monumentos nacionais, foram emitidos 6.495 bilhetes de Antigo Combatente em museus e monumentos sob alçada do Estado. Já no que toca à Rede Nacional de Apoio aos militares e ex-militares com perturbação psicológica crónica, 162 utentes foram integrados após a entrada em vigor do Estatuto, num total de 852 pessoas em acompanhamento.

Por seu turno, foi prestado apoio a 435 deficientes militares e a 44 cuidadores abrangidos desde a implementação do Estatuto, com 1.770 pessoas em acompanhamento no âmbito do Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares. Na mesma linha, o Plano de Apoio Social aos Antigos Combatentes em Situação de Sem-Abrigo tem 29 pessoas em acompanhamento.

“A Ministra da Defesa Nacional tem recebido, ao longo do seu mandato, as associações representativas de Antigos Combatentes e contactado com cidadãos individuais em Lisboa, no Porto, em Braga, em Castelo Branco, em Estremoz, em Faro, em Setúbal e em Viseu, trabalho que prosseguirá pelo resto do país”, no sentido de “continuar a reconhecer e dignificar os Antigos Combatentes e valorizar os benefícios proporcionados a mais de 400 mil pessoas: no seu reconhecimento, na sua mobilidade, em situações mais extremadas de necessidade de apoio (como as de sem-abrigo), no acesso a museus públicos e na preservação da memória”, rematou o Ministério.

Leia Também: Comandantes das Forças Armadas dos EUA e China reuniram-se nas Fiji

Recomendados para si

;
Campo obrigatório