Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Praia da Azarujinha, em Cascais, também interditada a banhos

A água encontra-se "imprópria para banhos", revelou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Praia da Azarujinha, em Cascais, também interditada a banhos
Notícias ao Minuto

17:51 - 21/08/23 por Notícias ao Minuto

País Praias

Após ter sido levantada a interdição a banhos na praia da Duquesa, em Cascais, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) informou que a praia da Azarujinha, no mesmo concelho, está também agora com bandeira vermelha. O mesmo acontece com a Praia Azul, em Matosinhos.

A decisão foi tomada na sequência das "análises à qualidade da água, efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)", que revelaram "valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência".

Ou seja, a água encontra-se "imprópria para banhos".

"​Após ter recebido a informação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a desaconselhar a ida a banhos na praia da Azarujinha, em Cascais, a Autoridade Regional de Saúde deu instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia, interditando a ida a banhos", explica ainda o comunicado da AMN citado. 

A interdição "irá manter-se até que os resultados das novas análises à qualidade da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência".

A notícia surge depois de, também esta segunda-feira, a APA ter informado que após análise à água da praia da Duquesa, também em Cascais, que foi interditada dias antes, "os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade". Por outro lado, adiantou que também a Praia Azul, em Matosinhos, está interditada a banhos, por razões semelhantes.

No início do mês, a associação ambientalista Zero tinha alertado para o agravamento da qualidade da água nas praias nesta época balnear, contabilizando várias dezenas que já estiveram interditadas e dezenas já tiveram banho desaconselhado ou proibido.

Leia Também: "Água imprópria". Praia Azul em Matosinhos interditada a banhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório