Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Politécnico de Leiria é membro fundador da World Rehabilitation Aliance

A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria é membro fundador da World Rehabilitation Aliance (WRA), sendo a única instituição de Portugal nesta rede de parceiros da Organização Mundial da Saúde.

Politécnico de Leiria é membro fundador da World Rehabilitation Aliance
Notícias ao Minuto

16:49 - 18/08/23 por Lusa

País OMS

Esta iniciativa tem como objetivo a "promoção da reabilitação como um serviço de saúde essencial e que deve ser parte integrante da cobertura universal de saúde, alinhada com a garantia de vidas saudáveis e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades, que é um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável", refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Integrado no WRA desde o dia 12 de julho, o lançamento formal desta rede aconteceu na sede da OMS, em Genebra, na Suíça, com a presença dos 82 membros fundadores, e tem como missão "apoiar a implementação da iniciativa Reabilitação2030", lê-se ainda no comunicado.

Segundo o Politécnico de Leiria, "na base da WRA está a criação de uma rede de parceiros que contribuam para alertar para a necessidade do acesso à reabilitação (com realidades muito distintas em todo o Mundo) e que possam exercer influência junto de decisores no sentido de se definirem ações concretas de cuidados de reabilitação, entendendo-se este acesso como um direito e não como um cuidado de segunda linha a que só alguns podem ter acesso".

Dentro desta rede mundial forma criados cinco grupos de trabalho: 'workforce', cuidados de saúde primários, emergência, investigação e relações externas.

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) integra duas dessas áreas que estão "diretamente relacionadas com a sua atividade: o 'workforce' e a investigação".

Durante a reunião, foram apresentadas várias ferramentas, que têm vindo a ser desenvolvidas pela OMS e os seus parceiros para a área da reabilitação, entre as quais se destaca o Pacote de Intervenções para a Reabilitação (PIR).

Este é um "recurso que descreve intervenções essenciais baseadas em evidências e informações relacionadas para facilitar o planeamento, o orçamento e a integração da reabilitação em todos os níveis de prestação de serviços nos sistemas de saúde".

A Escola Superior de Saúde de Leiria vai receber a Comissão ISO - S1 - Wheelchair, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, que solicitou apoio à ESSLei, através da professora Elisabete Roldão, da licenciatura em Terapia Ocupacional, para poder reunir em Portugal. 

Segundo fonte da ESSLei, no dia 18 realizar-se-á uma conferência, sobre Mobilidade em Cadeira de Rodas, que decorrerá no auditório da ESSLei, durante a manhã.

Durante a tarde, decorrerá uma visita ao ciTECHCare (Centro de investigação do Politécnico de Leiria) e ao aTOPlab (Assistive Technology & Occupational Performance Laboratory).

Serão também realizados alguns 'workshops' sobre "características inovadoras de produtos de apoio para a mobilidade".

Nos dias 19 e 20 de setembro serão desenvolvidas reuniões de trabalho, na ESSLei.

"Esta é uma iniciativa única em Portugal, pois é a primeira vez que a Comissão ISO - S1 - Wheelchair visita o nosso país. É um privilégio para o Politécnico de Leria e para a Escola Superior de Saúde poder recebê-los e contar com a sua participação na conferência", destacou a mesma fonte.

Leia Também: Escola Superior decreta luto académico após morte de alunos em acidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório