Havai? “Não há notícia de qualquer português desaparecido”, diz Governo

O secretário de Estado Paulo Cafôfo apontou ainda que "compete ao Governo português acompanhar sempre de perto esta situação".

Notícia

© Global Imagens

Ema Gil Pires
13/08/2023 18:56 ‧ 13/08/2023 por Ema Gil Pires

País

Incêndios

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, revelou este domingo, em declarações à RTP3, questionado sobre a situação potenciada pelos incêndios no Havai, que "não há notícia de qualquer cidadão [português] desaparecido ou que tenha sofrido outras consequências, nomeadamente serem vítimas mortais”.

Revelando terem conhecimento de "30 cidadãos com nacionalidade portuguesa" residentes em território havaiano, Paulo Cafôfo esclareceu que o Governo "admite que possam existir até 200 cidadãos portugueses que ali residem". Além disso, existem cerca de "100 mil lusodescendentes", praticamente "todos cidadãos norte-americanos".

O governante apontou ainda que "compete ao Governo português acompanhar sempre de perto esta situação", em "articulação com as autoridades norte-americanas", na sequência dos incêndios no Havai que tiraram a vida a, pelo menos, 93 pessoas. Até porque essa "situação continua a evoluir".

Paulo Cafôfo adiantou ainda que as mais recentes informações apontam para que existem "lusodescendentes que estavam na lista de desaparecidos e que, neste momento, já não o estão".

O secretário de Estado assegurou ainda que, para além do "diálogo com as autoridades norte-americanas", o mesmo tem sido mantido, também, com consulados portugueses nos Estados Unidos, o que tem tornado "possível este acompanhamento" dos cidadãos portugueses e lusodescendentes no Havai.

Endereçou, ainda, a "profunda solidariedade" e as "condolências do Governo português" perante a catástrofe mortal que tem assolado o território havaiano.

Os esclarecimentos do secretário de Estado surgem já após o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ter confirmado, este domingo, à RTP3, que foram localizados alguns lusodescendentes afetados pelos incêndios na ilha de Maui, no Havai, Estados Unidos.

No sábado, o Ministério tutelado por João Gomes Cravinho tinha ainda dado conta de que existiam lusodescendentes desaparecidos na sequência dos incêndios florestais no Havai - mas que, até ao final do dia, não tinha registado qualquer pedido de apoio de cidadãos com dupla nacionalidade ou lusodescentes no Havai. 

As declarações de Paulo Cafôfo sustentam ainda a informação avançada, no sábado, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que assegurou que "não há notícia de nacionais portugueses" entre as vítimas mortais dos incêndios florestais neste país.

Leia Também: Foram localizados lusodescendentes afetados pelos incêndios do Havai

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas