Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

IPMA sem dinheiro para cumprir obrigações internacionais, diz TdC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não cumpre desde 2017 obrigações internacionais assumidas pelo Estado, por falta de dinheiro, indica um relatório do Tribunal de Contas (TdC) hoje divulgado.

IPMA sem dinheiro para cumprir obrigações internacionais, diz TdC
Notícias ao Minuto

15:20 - 08/08/23 por Lusa

País Tribunal de Contas

O relatório, divulgado hoje, diz respeito a 2019 mas também analisa os dois anos anteriores, afirmando o TdC que a questão da dívida se mantém na atualidade.

O TC considera no relatório que desde 2017 que o IPMA "não tem sido dotado dos meios necessários para o cumprimento das obrigações internacionais assumidas pelo Estado português" junto da EUMETSAT (Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos).

A regularização da situação depende, informa o Tribunal, da aprovação de uma nova Resolução do Conselho de Ministros e da atribuição ao orçamento do IPMA de dotação e de meios e instrumentos financeiros suficientes.

"Se o Estado português não fizer novo pagamento até 1 de setembro de 2023, a dívida atingirá um valor que colocará em causa o direito de voto de Portugal na organização", alerta o TdC, que recomenda ao Governo que dote o IPMA dos meios para pagar a dívida.

No documento hoje divulgado o TdC afirma que "emitiu um juízo desfavorável sobre a consistência, integralidade e fiabilidade das demonstrações financeiras do exercício de 2019" do IPMA.

Entre outros problemas, além do relatado sobre a EUMETSAT, o Tribunal detetou deficiências em matérias como validação de dívidas de e a terceiros, contabilização de imobilizado, atualização do inventário e emissão e cobrança de faturas.

Problemas ainda quanto ao exercício de funções dirigentes em regime de substituição, no recurso a bolseiros ou nos processos de contratação pública.

A "não-efetivação do controlo sobre os fundos disponíveis quando da assunção dos compromissos", resulta em grande parte, diz o relatório, de o IPMA ter vindo a sofrer "graves condicionantes financeiras que põem em causa obrigações a que o Instituto não se pode eximir".

O TdC recomenda ao IPMA que desenvolva e uniformize procedimentos com vista à cobrança da receita com celeridade e que implemente procedimentos regulares de circularização de saldos de clientes e fornecedores, bem como de recuperação de dívidas vencidas.

E, entre outras recomendações mais, que promova o tempestivo recrutamento de dirigentes, nos termos da lei, bem como o escrupuloso cumprimento do regime legal das nomeações em regime de substituição.

Leia Também: Ajuste direto na JMJ? Chega quer que Tribunal de Contas faça auditoria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório