Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Baleia-sardinheira avistada ao largo do Estoril. Veja o vídeo

Normalmente é uma espécie avistada nos Açores, mas este ano tem sido avistada no Algarve e ao largo de Lisboa. 

Notícias ao Minuto

17:25 - 27/06/23 por Marta Amorim

País Vida animal

Uma baleia-sardinheira, com cerca de 10 metros de comprimento, foi avistada a alimentar-se ao largo do Estoril, este domingo.

O avistamento foi feito por um grupo de turistas que estavam a bordo para fazer um passeio de observação de golfinhos na SeaEO Tours e "ficaram deslumbrados", conta ao Notícias ao Minuto Sidónio Pais, biólogo marinho e dono da empresa Sea EO Tours.

"O Cetáceo estava a alimentar-se em modo 'Skim Feeding' (à superfície)", revela o biólogo, que frisa que "é raro observar esta espécie por aqui". Contudo, neste último mês já foi avistada três vezes "com o mesmo comportamento".

Normalmente é uma espécie avistada nos Açores, mas este ano tem sido avistada no Algarve e ao largo de Lisboa. 

"Não sabemos ao certo o porquê, mas estava a alimentar-se na zona entre as marés do Oceano Atlântico e a maré do rio Tejo nos três avistamentos, onde muitas vezes há maior quantidade de zooplâncton e peixe pequeno de cardume", justifica Sidónio Pais.

A espécie é "inofensiva", contudo, podem ter encontros negativos com grandes navios que os podem abalroar e causar a morte dos animais. 

A baleia-sardinheira ou Sei Whale pode atingir os 21 metros de comprimento e é considerada o terceiro maior balenopterídeo, a seguir à baleia-azul e à baleia-comum.

Leia Também: Marinheiros dinamarqueses resgatados após colisão com baleia no Pacífico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório