Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

GNR revela erros no transporte que colocam em risco a vida das crianças

Militares recordam que "a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança reduz em 50% o risco de morte". 

GNR revela erros no transporte que colocam em risco a vida das crianças
Notícias ao Minuto

16:10 - 27/06/23 por Notícias ao Minuto

País Crianças

Levar menores em segurança no interior de um veículo é fundamental para que a viagem seja feita sem sobressaltos. Contudo, explica a Guarda Nacional Republicana (GNR) nas redes sociais, há "erros no transporte que colocam em risco a vida das crianças". 

E há quatro 'riscos' e erros que têm mesmo de ser levados em conta - e evitados! - na hora de levar uma criança no carro.

São eles: 

  1. "Transportar ao colo, sem cadeirinha homologada;
  2. Manter uma cadeirinha que, apesar de homologada, já não se adapta ao peso e à altura da criança;
  3. Não desligar o airbag do passageiro quando transporta uma criança com menos de 3 anos em cadeirinha virada para a retaguarda no banco da frente;
  4. Não ajustar devidamente as precintas."

A GNR recorda ainda, na mesma publicação, que "a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança reduz em 50% o risco de morte". 

Já em crianças até aos 18 quilos, "a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte."

Leia Também: Mais de 12.000 infrações rodoviárias registadas na última semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório