A operação de fiscalização decorreu no âmbito da campanha "Cinto-me vivo" e contou com a participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), tendo sido inspecionados 43.833 veículos.
Em comunicado, as forças de segurança adiantam que foram sensibilizados 321 condutores e passageiros, no sentido de usarem "sempre uma cadeirinha homologada [...] e adaptada à altura e peso da criança", cinto de segurança e capacete "de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado".
"Esta campanha contou [...] com a participação do serviço das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP", sublinham.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada através de redes sociais e cinco ações de sensibilização da ANSR.
As ações da ANSR foram realizadas em simultâneo com as operações de fiscalizações da PSP e da GNR, nas localidades de Lisboa, Carreço (Viana do Castelo), Porto, Esposende (Braga) e Barreiro (Setúbal".
Também decorreram ações nas regiões autónomas de Madeira e Açores.
Leia Também: GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas estradas até setembro