Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 27º

Fim de semana de São João com calor. Termómetros podem chegar aos 42ºC

Temperaturas vão ultrapassar os 30ºC em grande parte dos distritos do país. No Alentejo, os termómetros vão bater no vermelho.

Fim de semana de São João com calor. Termómetros podem chegar aos 42ºC
Notícias ao Minuto

13:14 - 23/06/23 por Notícias ao Minuto

País Verão

O verão chegou em força, esta quinta-feira, e promete fazer do fim de semana de São João um dos mais quentes dos últimos anos, com alguns distritos a ultrapassarem os 40ºC e muitos a chegarem aos 30ºC (e tal).

Esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que Évora e Beja sejam os distritos mais quentes, com as temperaturas máximas a chegarem aos 38ºC. Segue-se Santarém com 37ºC e Setúbal com 36ºC.

Tudo indica que Lisboa vai chegar aos 35ºC, assim como Faro e Portalegre.

No Porto, onde se festeja intensamente o São João, os termómetros não vão chegar aos 30ºC, ficam pelos 29ºC de máxima. Contudo, atenção aos balões, o lançamento destes tem um horário limitado e em alguns lugares está mesmo proibido, devido ao nível de perigo de incêndio.

Para sábado e domingo está previsto um cenário muito semelhante, com algumas regiões a ficarem ainda mais quentes. É o caso de Évora, onde as temperaturas podem atingir os 41ºC no sábado e 42ºC no domingo e de Beja que no sábado pode vir a registar 39ºC e no domingo 41ºC.

Muito perto dos 40ºC também vão estar Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Faro e Setúbal.

Em Lisboa os termómetros vão bater nos 33ºC no sábado e nos 31ºC no domingo. Já no Porto vão baixar dos 29ºC de sexta e sábado para 27ºC no domingo.

Na Região Autónoma dos Açores, onde a chuva está a cair esta sexta-feira em quase todo o arquipélago, as temperaturas vão variar entre os 22ºC e os 24ºC. Para o fim de semana não se prevê precipitação. O céu vai estar parcialmente nublado e os termómetros prometem chegar aos 25ºC.

Já na Madeira, o céu vai estar durante o fim de semana pouco nublado e as temperaturas podem chegar aos 28ºC.

Leia Também: Todos os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório