Um homem é conhecido na cidade de Lisboa por agredir e assediar pessoas, principalmente jovens mulheres, em plena via pública. Ao Notícias ao Minuto, o Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa (Cometlis) esclareceu que o suspeito tem mais de uma centena de queixas apresentadas contra si, já foi detido por sete vezes, mas acaba sempre por ser colocado em liberdade depois de ser presente a tribunal.
Uma reportagem da CNN Portugal revelou o momento em que o homem, identificado como José Moreira, invadiu uma garagem privada, na zona de Arroios, onde se cruzou com uma família, que ameaçou chamar a polícia. Nesse momento, o suspeito começou a correr na direção de uma mulher e de dois adolescentes, que acabaram por conseguir fugir.
Em comunicado, na sequência de um pedido de esclarecimento do Notícias ao Minuto, o Cometlis salientou que o suspeito destas imagens é o "mesmo que havia sido detido em maio", embora esclareça que "não existe qualquer denúncia desta situação em concreto".
"Desde julho de 2022 até à presente data, o homem já foi identificado como suspeito em mais de uma centena de processos, sendo maioritariamente associado a agressões. O suspeito foi ainda detido por sete vezes tendo sido restituído à liberdade após apresentação em primeiro interrogatório judicial", relata o Cometlis na nota, acrescentando que o homem encontra-se, neste momento, sujeito à medida de coação de apresentações periódicas (duas vezes por semana) a uma esquadra.
O homem é uma pessoa sem abrigo, avançou a CNN Portugal, que tem causado o terror em Lisboa. Os relatos sobre estas situações multiplicaram-se nas redes sociais, denunciando agressões e assédio por parte do homem, em diferentes zonas da cidade.
Há tempos vi um tweet de uma rapariga que denunciou este homem por assédio. Pois bem hoje calhou a mim, à entrada da cantina velha, completamente embriagado.
— Isadora (@iisadoradalp) May 10, 2023
O segurança foi avisado mas não chamou a polícia. pic.twitter.com/DTJDq3Cvcu
Sem dúvida q é uma ótima notícia e q a situação era alarmante e assustadora. Mas não me parece necessário usar termos como “animal” relativamente a alguém q certamente sofre de uma patologia mental grave e q provavelmente se encontrava descontrolado e desamparado. https://t.co/hUoPSxDUWh
— Benedita Sá e Cunha (@bsaecunha) May 16, 2023
Campo Grande - "Jovem" agride e assedia portuguesas. Chegou mesmo a dar uma estalada no ouvido de uma, tendo também lhe cuspido para cima e tentado a atingir com pontapés por lhe recusar dar um cigarro e uma moeda.https://t.co/OuuHDhPsbV pic.twitter.com/YgXqh6pn2a
— Invictus Portucale (@PT_Invictus) May 13, 2023
O Notícias ao Minuto sabe que o mesmo homem terá tentado entrar no Museu do Dinheiro, na segunda-feira, no edifício sede do Banco de Portugal. Depois de ser abordado por uma segurança do local, que lhe impediu a passagem uma vez que estaria fechado ao público, dirigiu-se a ela, deu-lhe um estalo no rosto e saiu do local tranquilamente.
Leia Também: Português recebe 30 meses de prisão por agressão. Será expulso da Suíça